Fale com um vendedor!

Blog

JVL - Materias Eletricos Logo ---

Manutenção elétrica: principais pontos que você deve conhecer!

Entender sobre manutenção elétrica pode parecer complicado, principalmente se você acabou de sair da casa dos seus pais ou até mesmo se já tem uma nova família e se preocupa com a segurança de todos. Por isso, a Eletroluz preparou um conteúdo prático e completo para você saber tudo sobre o assunto.

Uma dúvida muito frequente é sobre como fazer a manutenção do quadro elétrico, porém, saiba que existem técnicos especializados na área para te ajudar em qualquer sinal de desconfiança de mau funcionamento. Então, nada de tentar resolver o problema sozinho, combinado?

Porém, ainda é importante que você tenha conhecimentos sobre o tema para saber o que fazer caso aconteça algum imprevisto na sua casa ou até mesmo no trabalho. Vamos lá!

O que é manutenção elétrica?

Imagine que você tem um carro e você o usa todos os dias. Com o passar das semanas, o motor e as engrenagens se desgastam e, independente se você é muito cuidadoso, problemas sérios podem surgir. Isso acontece da mesma forma com as instalações elétricas da sua casa.

Mesmo que você não perceba um mau funcionamento nas instalações, é importante ter a consciência de que são elas que levam energia até sua geladeira, TV, ar-condicionado, entre outros, e que um mínimo defeito pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

Sabendo disso, a manutenção elétrica serve como uma medida de precaução para evitar que seus aparelhos eletrodomésticos e instalações se desgastem e que você tenha problemas sérios na fiação. Mas, quando saber a hora de chamar um técnico de manutenção?

Está com problemas elétricos? Saiba a hora de chamar um técnico!

Algumas residências e empresas têm o tempo de manutenção elétrica mais frequentes por conta de situações específicas. Porém, se você mora em uma casa ou apartamento comum, a resposta é: depende.

Por exemplo, se você acabou de alugar ou comprar um imóvel e pretende se mudar, é importante que você contrate uma vistoria técnica para te certificar de que, de fato, existem defeitos nas instalações.

No entanto, mesmo se você já mora há alguns anos na mesma residência e tem dúvidas quanto a segurança, também é hora de chamar o técnico e ele te dirá qual será a periodicidade da manutenção elétrica do seu lar.

O que faz um técnico de manutenção?

O profissional técnico em manutenção elétrica é capaz de planejar, projetar e especificar sistemas e equipamentos elétricos e eletrônicos. Além disso, ele levanta e controla dados de equipamentos e atualiza o cadastro de equipamentos no sistema de manutenção informatizado.

E tem mais: esse profissional garante a integridade dos equipamentos, realiza a montagem e desmontagem de peças com menor complexidade e também é capaz de realizar trabalhos mais complexos de acordo com os procedimentos da empresa ou indústria.

Por fim, o técnico em manutenção elétrica garante que você tenha o conforto e segurança para usar seus aparelhos eletrônicos, evitando que eles sofram alguns dos principais problemas, como o superaquecimento e queda do disjuntor e a sobrecarga elétrica.

Os principais problemas elétricos

Como você leu anteriormente, o técnico em manutenção elétrica é capaz de evitar problemas como o superaquecimento, queda do disjuntor e a sobrecarga na tomada. O superaquecimento pode ser causado tanto por causa de um defeito na instalação quanto pelo uso extrapolado de aparelhos que exigem muito da rede elétrica, como o chuveiro e o ar-condicionado.

Já quando o disjuntor desarma automaticamente ou com frequência, pode ser um sinal de que existe um problema na instalação elétrica, pois a função do disjuntor é proteger a fiação.

Por fim, quando acontece a sobrecarga na tomada, pode ser que exista a ligação de muitos aparelhos por meio do benjamin, mais conhecido como “Tê”. Cada tomada tem uma capacidade máxima e pode não aguentar vários equipamentos de alta potência ligados ao mesmo tempo.

Tipos de manutenção elétrica

Agora que você conhece as causas dos problemas elétricos mais comuns, chegou a hora de conhecer os principais tipos de manutenção. Entre eles estão a manutenção corretiva, preventiva e preditiva.

A manutenção corretiva é quando o sistema elétrico já tem um defeito e é necessária a reparação imediata. Isso já é quando você percebe que algo não está normal ou quando o técnico de manutenção identificou o problema com antecedência.

Por sua vez, a manutenção preventiva, como o nome já diz, é o tipo de manutenção capaz de identificar possíveis defeitos antes que eles causem conflito. Nesse caso, é verificado o funcionamento de todos os equipamentos instalados até a presença de fios desgastados.

O tipo preditiva é mais comum em empresas e indústrias, pois tem o objetivo de monitorar o funcionamento de maquinários para acompanhar seu comportamento ao longo do tempo. Assim, os técnicos preveem em que momento a manutenção deverá ser realizada de acordo com a base de dados analisados.

Foonte: https://www.eletroluz.net/blog

Gostou do conteúdo? Compartilhe!