Apesar de serem produtos que fazem parte direta e indiretamente, do nosso dia a dia, estando presente em praticamente todas as atividades que fazemos, muitas pessoas não sabem qual é a diferença entre fio e cabo elétrico, o que é comum, considerando a relação de semelhança entre os dois. E você, consegue identificar essa diferença?
Caso tenha essa dúvida e deseje solucioná-la, acompanhe a leitura deste conteúdo e aprenda de uma vez por todas!
O fio e o cabo elétrico são condutores de eletricidade
Para o mundo das ciências elétricas ou da engenharia elétrica, o fio e o cabo elétrico sempre se apresentam de maneira distinta. No entanto, o mesmo não acontece para aquelas pessoas que são leigas no assunto e não compreendem certos conceitos desse incrível universo.
Então, ainda que fio e cabo elétrico não sejam a mesma coisa, é importante dizer, inicialmente, que ambos desempenham a mesma tarefa: conduzir a corrente elétrica. Isso de acordo com o Mundo da Elétrica, site dedicado aos estudos e divulgação dessa área.
Assim, podemos partir do pressuposto de que, ainda que apresente conceitos distintos, bem como composição de material diferente, ambos os produtos possuem a mesma finalidade.
Fio elétrico
De acordo com a NBR NM 280:2011, que trata dos condutores elétricos, o fio elétrico é formado por um só fio, como o seu próprio nome já sugere.
Tecnicamente, são feitos de um só fio e espesso filamento, sendo mais rígidos, por conta disso. No entanto, a rigidez pode se tornar uma desvantagem quando o fio é empregado de maneira incorreta e em instalações flexíveis, pois ele pode se romper.
Desse modo, o emprego do fio é recomendado para instalações fixas. Como a fiação que passa por dentro de paredes, lajes ou gessos, pois são locais rígidos.
Fonte: https://www.eletroluz.net/blog